PROJETO DE LEITURA “SOMOS TODOS EXTRAORDINÁRIOS”

Mesmo no período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, a comunidade Coutense carece de atividades sociais e educativas direcionadas às crianças de nossa cidade em busca do fortalecimento de valores coletivos e contribuição com a formação desses futuros cidadãos.
Na data de 15/04, a Polícia Militar firmou mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal São Judas Tadeu, a fim de desenvolver o projeto de leitura denominado “Somos Todos Extraordinários” com base no livro “Extraordinário”, da autora R. J. Palacio, com abordagem ao tema: Respeito ao próximo nas suas limitações e diversidades, sejam elas religiosas, étnicas, sociais, entre outros.
O objetivo é contribuir para a formação cidadã dos alunos do 5º Ano, promover o respeito às diferenças, incentivar o gosto pela leitura, trabalhar as relações interpessoais e possibilitar a construção de seres humanos capazes de se colocar no lugar do outro; Esta é mais uma proposta de continuidade da cooperação entre escola, família e PMMG neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.
O livro pode ser resumido em uma palavra: empatia. Aprender a se colocar no lugar do outro, não julgar, enxergar realidades esquecidas e aceitar as diferenças são desafios constantes na vida de todos. Essa mensagem passada em uma história tão curta e simples é grandiosa demais para ficar escondida.

A abertura do evento se dará através da dinâmica do “Drive Thru” e ao longo do projeto haverá encontros virtuais para um bate papo com os alunos sobre os temas abordados no livro, com auxílio da plataforma digital Google Meet. Ao final será promovido um concurso de redação e desenho, sendo entregue uma premiação aos primeiros colocados.

Uma história que irá encantar crianças e adultos, apresentando reflexões para todas as idades. Para as crianças, um lindo livro com um personagem cativante. Para os adultos, um lembrete de que ser gentil é sempre a melhor opção.

Prefeitura Municipal de Couto de Magalhães de Minas, a cidade do bem viver!

A partir de 2023.